Espionagem SEO – Como Espionar Seu Concorrente com 9 Ferramentas Fáceis de Usar

Espionagem SEO – Como Espionar Seu Concorrente com 9 Ferramentas Fáceis de Usar

 
Espionagem SEO – Você já deve ter ouvido aquela famosa frase de O Poderoso Chefão que diz:

“Mantenha seus amigos próximos e seus inimigos mais próximos ainda”

Descobrir o que seus concorrentes fazem é uma ótima forma de controle. Se eu posso ver o que outros estão fazendo, então eu não tenho de perder uma tonelada de tempo, dinheiro ou esforços para chegar à frente dos concorrentes. Descobrir o que os concorrentes estão fazendo pode mudar nossa estratégia e aumentar (e muito) nossas vendas e  nossa tática na conquista de clientes ou visitantes.

O legal da internet é que existem diversas ferramentas que trabalham como verdadeiros “detetives online” e você pode espionar seus concorrentes acompanhando seus ‘rankings de busca, conteúdo, métricas sociais, e-mails, links patrocinados e qualquer outra coisa que possa te ajudar a ter ideias e impulsione seu negócio.

Não estou falando de “coisas ilegais” ou obscuras, pelo contrário existem ferramentas especializadas para realizar esta ‘espionagem’ SEO de forma rápida e fácil.

Continue lendo e descubra como é simples conhecer o que os seus concorrentes fazem e descubra um bônus extra para quem trabalha com ecommerce.
 

Conhecendo as Métricas da Espionagem SEO

 
como-espionar-concorrentes-espionagem-seoVocê pode pensar que sabe quem são seus concorrentes só de olhar para os resultados de pesquisa do Google ou pode achar que sabe exatamente o que eles fazem no Facebook, Twitter, Blogs ou Anúncios.

Mas a verdade é que não sabemos exatamente quais os tipos de publicidades são usadas por eles, as melhores fontes de tráfego ou até mesmo as páginas mais visitadas de nossos concorrentes.

  • Imagine poder descobrir exatamente o que seu concorrente faz e poder usar a mesma estratégia que ele?
  • Imagine poder aumentar suas vendas copiando apenas o que dá certo!

 

Como Espionar um Site?

 
Espionar a concorrência nunca foi tão fácil. Existem centenas de softwares especializados e muita coisa boa pode ser feita gratuitamente. Basta digitar o endereço do site e descobrir tudo sobre ele.

Separei uma lista com 9 incríveis ferramentas para você descobrir os segredos de seus concorrentes de forma rápida e prática. Depois de dar olhada nestes softwares, eu garanto que você se surpreenderá com as informações encontradas e verá que espionar seus concorrentes nunca foi tão fácil!
 

Ferramentas Para Espionagem SEO

 
SimilarWeb

Essa ferramenta de espionagem te entrega praticamente um dossiê dos seus concorrentes: qual a fonte das visitas, qual porcentagem vem do Google, quais redes sociais levam mais visitas e até quais sçao as keywords (palavras chave) mais buscadas. A SimilarWeb também mostra os outros sites que as pessoas entram além desse e se existem sites parecidos/similares ao concorrente analisado.

espionar-concorrentes-similarweb

Essa ferramenta é muito interessante tanto para analisar os concorrentes quanto para analisar seu próprio site. Ela também oferece extensões para os principais navegadores.

Link do Site: Similarweb.com

Alexa Rank

Esta é uma das ferramentas mais conhecidas e tem sido considerada como uma referência de Ranking para outras ferramentas de análise (muito parecido com um PageRank).

espionar_concorrentes_alexa

Esta ferramenta faz tudo quando se trata de espionar seus concorrentes: backlinks, números de visitas, palavras-chave, etc.. e é um excelente parâmetro de posicionamento do seu site em relação aos concorrentes.

Link do Site: alexa.com

SE Ranking

SE Ranking ajuda a monitorar os rankings de busca dos concorrentes em todos os buscadores. Você consegue obter relatórios detalhados sobre suas posições médias e até mesmo a previsão de tráfego que seu concorrente receberá.

espionagem-seo-se-ranking

Você também pode coletar dados dos top 10 sites que aparecem na primeira página dos buscadores de forma bem simples e ver se seu site consegue melhorar de posição. E se você deseja acompanhar algum desses top 10 site com mais detalhes, basta adicioná-lo à guia ‘principais concorrentes” e acompanhar tudo com mais detalhes.

Link do Site: seranking.com

SemRush

Esta é definitivamente uma das minhas ferramentas favoritas. Você encontrá praticamente tudo sobre um site concorrente como informações sobre palavras-chave orgânicas, a classificação de cada uma delas na SERPs, as palavras-chave usadas em anúncios pagos, os tipos de anúncios usados, quantas visitas o site recebe, o número de backlinks, etc….

semrush-concorrencia-palavra-chave

 

Veja no link Tutorial Completo SEMRush os motivos para amar essa ferramenta.

SpyFu

Outra ferramenta favorita de muita gente que faz Espionagem SEO. SpyFu está entre as mais antigas ferramentas de inteligência competitiva do mercado e entre suas características únicas, vale o destaque para sua capacidade de encontrar as melhores palavras-chave para um conteúdo.

espionagem-seo-spyfu

Isto significa que você pode encontrar com apenas um clique as melhores palavras-chave para sua estratégia de conteúdo e garantir mais visitas de forma garantida!

Link do Site: spyfu.com

SocialMention

Esta ferramenta tem características interessantes e é muito usada por quem é antenado com as redes sociais. Você pode inserir um “termo” que pode ser uma palavra-chave ou o nome de uma empresa e a ferramenta irá lhe dizer o que está sendo dito sobre esse termo em blogs e redes sociais.

espionagem-seo-socialmention

Link do Site: www.socialmention.com

Open Site Explorer – MOZ

Esta é uma das ferramentas mais populares do mundo e permite conferir a autoridade do domínio de seu concorrente e os sites que linkam para ele.

como-espionar-concorrente-seo-ose-moz

Link do Site: moz.com/researchtools/ose

Ahrefs

Esta é outra ferramenta extremamente popular. Ahrefs é capaz de gerar um relatório completo com as páginas principais de seus concorrentes, backlinks, links externos,  redes sociais e muito mais.

como-espionar-concorrente-seo-ahrefs

Link do Site: ahrefs.com

Majestic SEO
Uma das ferramentas que se tornaram métrica para outros sites, como o Alexa, o Majestic SEO permite que você veja todos os backlinks de um site concorrente e descubra seu Trust/Citation Flow (explico melhor no post Majestic SEO – Como Mlehorar se Trust Flow e Citation Flow).

como-espionar-concorrente-seo-majestic

Isso significa que você terá acesso a milhares e milhares de links fontes de tráfego para seus concorrentes disponíveis para você explorar com apenas alguns clicks.

Link do Site: MajesticSeo.com
 

Bônus para Espionagem em Ecommerce

 
Que tal descobrir quantos produtos o seu concorrente possui em seu site?
Existe um truque muito simples para você descobrir quantos produtos um ecommerce tem em sua loja online. Esse truque funciona quase 100% das vezes e é muito fácil de ser executado:

Primeiro, acesse o site do ecommerce que você deseja descobrir a informação, em seguida, procure a parte de busca do site e clique com o mouse dentro da busca. Feito isso, basta clicar na barra de espaço de seu teclado e apertar a tecla enter. Pronto!

espionar-concorrentes-seo-ecommerce

Veja no exemplo acima que o buscador do Walmart retornou a busca com 1611866 produtos. De maneira simples, você pode saber quantos produtos ativos existem na loja virtual do seu concorrente e pode descobrir, por exemplo, que o mix de produtos dele é maior ou menor que o seu.
 

Conclusão – Algumas coisas para se ter em mente:

 
Espionar concorrentes é muito simples e fácil. Algumas ferramentas são pagas, mas a versão gratuita de muitas ferramentas citadas acima são capazes de fornecer grandes relatórios e te dar uma ótima referência quanto ao que fazem seus concorrentes.

Tenha em mente apenas que: O que funciona para seus concorrentes pode ou não funcionar para você, por isso sempre estude os relatórios com cautela. Não pare tudo o que você está fazendo apenas para “copiar” seu concorrente.

Procure descobrir o que ele faz e tente fazer sempre melhor. Entregue para seus visitantes o que ele não tem. Ofereça algo muito mais atraente e você terá sucesso garantido.

Aproveite para realizar uma Espionagem SEO com o intuito não apenas de copiar e sim descobrir novas ideias com seus concorrentes para testar o que melhor funciona para você e seu site.

Para encerrar, mais uma frase famosa:

“Conheça o seu inimigo como a si mesmo e não precisa temer o resultado de cem batalhas.”

A Arte da Guerra – Sun Tzu

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *