Como Fazer Email Marketing – 5 Dicas Infalíveis (Passo a Passo)

Como Fazer Email Marketing – 5 Dicas Infalíveis (Passo a Passo)

 
Email marketing é mais poderosa ferramenta de vendas online. O Email Marketing possui Retorno sobre Investimento ROI de 4,300%. Para cada $1 gasto com email marketing, $38 são gerados em retorno para você.

Descobrir Como Fazer Email Marketing corretamente é o segredo de muitos blogs e sites de sucesso. Mas se algumas vez você já tentou realizar uma campanha de Email Marketing, você sabe como é difícil incentivar as pessoas a abrirem, lerem e clicarem nos links do seu email.

Continue lendo esse artigo para descobrir o motivo do email marketing ser a melhor ferramenta do marketing digital e Como Fazer Email Marketing Infalível!
 

Email: Todo Mundo Usa

 
Em um passado não muito distante:
“Você tem email?”

Hoje em dia:
“Qual o seu email?”

Já reparou em como a frase de solicitação do email mudou?
Dia desses, me peguei pensando nisso. Antigamente, ao fazer check-in em um hotel, sempre ouvia um “Você tem email?” Hoje em dia, não me perguntam mais se tenho um email, a pergunta é “Qual o seu email?”

Embora os tempos tenham mudado e tenhamos ouvido cada vez mais um “tem whatsapp?”, nossa ligação com o email continua forte.

Cerca 92% dos usuários na internet tem ao menos 1 conta de email e existem mais de 3 Bilhões de contas de emails criadas na web.  Esses números são tão impressionantes que significam 3 vezes mais contas de email do que todas as contas do Facebook e Twitter juntas!

Na verdade, as atenções são muito maiores para as mídias sociais pois, o buzz gerado em uma rede social chama atenção de um público muito maior. A grande questão é: se um marketing viral gera mais buzz nas mídias sociais, o email marketing gera MUITO mais vendas.

O ROI (Retorno Sobre Investimento) de um email marketing é enorme e muito vantajaso para você.
Para cada $1 gasto, o email marketing gera $38 de ROI. Isso significa que, para cada $1 que você gaste em uma campanha de email marketing bem feita, você terá $38,00 de retorno/lucro.

E é por isso que, como empresário, eu acredito (e vejo) que a construção de campanhas de email marketing de sucesso nunca foram tão importantes quanto hoje.

Confira os número para aprender mais sobre como criar uma campanha de email marketing poderosa e que gere milhares de reais em lucro.
 

Os Números Não Mentem

 
Os números não mentem, um email marketing vende muito mais do que qualquer outra publicidade online.

Email oferece o melhor ROI para Você

como-fazer-email-marketing-roi

Fonte:VentureBeat

Quando você quiser dar um passo adiante em seu negócio online, quiser adquirir novos clientes, quiser lançar um novo produto ou oferecer uma promoção, você precisa usar o email. O email marketing é 40 vezes mais eficaz na aquisição de novos clientes do que o Facebook ou Twitter.

como-fazer-email-marketing-face-twitterFonte:McKinsey

 

Como Criar uma Campanha de Email Marketing Eficaz

 
Em primeiro lugar, entenda que você não deve perturbar seu cliente. As pessoas são inundadas com interrupções nos seus programas de tv favoritos, recebem propostas de “negócios milionários” a todo momento e veem anúncios em todos os lugares que eles olham, e embora você possa pensar que o seu caso é especial e o que você tem a oferecer é fantástico, há uma grande probabilidade de que para o leitor, seu email pareça ser mais uma propaganda que merece o lixo eletrônico ou belo clique no botão de spam.

block-spam-and-carry-on

É por isso que é importante lembrar que você precisa ter permissão para enviar qualquer coisa para seu leitor.

Criar uma lista e entrar em sua caixa de entrada, é como ser convidado para jantar.
Você é o convidado que está entrando na casa de alguém.
Você precisa seguir o ritmo de seu leitor.
Se eles lhe pedirem para que você tire seus sapatos para não sujar o tapete, você respeitosamente fará.

No email marketing, a primeira lei é: tenha uma permissão e respeite seu leitor.
 

1 – Permissão, Segmentação e Respeito

 
Para conseguir a permissão de alguém para enviar um email, você precisa criar uma lista.
Há muitas maneiras de fazer isso. No link Email Marketing falo as principais técnicas que uso para construir minhas listas.

Você pode oferecer uma isca digital, um ebook, um vídeo exclusivo ou artigos secretos que somente a lista terá acesso, atualizações de produtos, etc..

Não posso te dizer o que funcionará para você e sua lista. Você precisa testar e descobrir o que os leitores de seu nicho preferem. A questão aqui é: Por que eu te daria o meu email?

  • Você vai me entupir de spam?
  • Quantas vezes você vai me enviar um email? 10 Vezes por dia ou 1 vez por semana?
  • O que eu tenho a ganhar? Vou receber descontos?
  • Serei o primeiro a conhecer o seu produto?
  • Você vai me enviar ofertas relevantes, que eu realmente queira comprar, ou só um pouco mais de lixo eletrônico?

Você tem de ser claro com o seu leitor.
Diga o que ele irá receber se cadastrando.
Fale a verdade para ele.

Se alguém somente entrar em contato com você, não significa que ele queira entrar em sua lista de vendas de um produto. Você também não deve se apoderar de emails de comentários. Você não pode pegar o que não te deram.

E principalmente, respeite o que o seu leitor quer.  Segmente a sua lista.

email-marketing-como-fazer-campanha-dicas

Vou contar uma coisa que me irritou profundamente e que veio de um dos caras que mais respeito e é considerado um dos grandes experts em SEO do Brasil. Sim, os experts também erram!

Até algum tempo atrás eu não tinha grandes conhecimentos em SEO e até fazia uma coisa aqui, outra ali, lia uns livrinhos pra iniciantes, navegava em sites pra encontrar “o que eu fazia de errado”, mas os resultados eram sofríveis.

Cansado e sem tempo, enviei um email para o primeiro site no topo da pesquisa orgânica do Google para a palavra “consultoria SEO”

Na época, estava disposto a gastar um boa grana para “receber os conselhos” do expert. Acessei a aba de contato e mandei meu email pedindo um retorno para conversarmos sobre a consultoria.

Passou um dia, dois, três, quatro e nada. Olhava o lixo eletrônico e não tinha nada lá.

Até que, no sétimo dia, Deus descansou… Não, pera!
Ele me mandou um email.

Sabe com o que?
Uma propaganda de um Webinar com um Fulano que é “muito bom em Nada que me Interessa” e “dane-se o que você Precisa”.

Poxa, eu fiquei muito chateado com aquilo. Minha vontade era de mandar um email bem grosseiro, falando tudo o que sentia naquele momento, no melhor estilo mulher traída na TPM.
Mas fiz pior, fiz algo muito pior pra ele.  Eu saí da lista e cliquei em spam :/

Veja bem, eu não me cadastrei na lista dele, eu apenas entrei em contato. Eu não queria receber boletins ou mais aulas, eu queria contratar um serviço que ele oferecia em seu site.

O que ele cometeu foi um erro bobo e que muita gente comete quando está iniciando um lista de email marketing, não segmentar a lista.

Por exemplo:  Imagine que em seu site você ofereça um serviço de consultoria, venda um curso online e disponibilize um ebook grátis para download.

  • Você pode criar uma lista para os que contrataram seu serviço.
  • Outra lista para quem comprou o curso.
  • E uma terceira para quem baixou o ebook.

Dividindo sua lista desta forma, você poderá oferecer uma comunicação muito mais direta com o seu leitor.

Lembra do que aconteceu comigo e o SEO Expert?
Se ele tivesse me direcionado para uma lista personalizada, não teria perdido uma oportunidade de trabalho e um leitor assíduo.

Uma boa dica para quem trabalha com ecommerce: Se você vende um produto, não esqueça de deixar uma opção para seu cliente se tornar assinante e receber brindes, descontos ou novidades. Respeite a decisão de seu cliente, se ele não quer ser seu assinante, ok! Acredite, você terá muitos outros clientes que desejam ser seu assinante.
 

2 – Desperte Desejo

 
Você já sabe que precisa ser relevante e oferecer algo de valor para seu leitor, certo?
Mas como você diz isso pra ele?

Você já deve ter lido frases como essa por aí: “Inscreva-se para receber as atualizações do blog e baixe meu ebook grátis X maneiras de fazer Y (mesmo se você estiver Z)”

É um tipo de troca: Faça algo para mim e eu vou fazer alguma coisa para você. No entanto, a criação de uma troca feliz não é tão simples quanto parece. Para romper as defesas do seu leitor, você deve oferecer algo realmente tentador. Algo de real valor. E que seja gratuito.

Os 5 tipos de iscas digitais que mais despertam desejo são:

  • Ebooks
  • Webinar
  • Vídeo Exclusivo
  • Veja Antes (Tipo de atualização Vip que pode ser vista antes dos leitores comuns)
  • Estudo de Caso

Quero chamar atenção para o último, que é um tipo de isca que quase não vejo em sites brasileiros. Os estudos de caso são, em essência, histórias de sucesso sobre as pessoas ou marcas em seu nicho de mercado.
Estudos de Caso são ótimos para contar histórias e envolver seus leitores através de personagens e narrativa em vez de fatos e explicações. Estudo de Caso gera um ótimo Storytelling e você já conhece o poder das histórias.

Tente criar um pequeno ebook com um estudo de caso e experimente a conversão de sua lista. Vale a pena tentar.
 

3 – Não Seja Genérico, Personalize Seu Email

 
Na era da personalização e segmentação, os leitores e consumidores esperam que as marcas saibam quem eles são.
Afinal de contas, ele te deu um nome e um email. Porque você só usa o email e esquece de usar o nome de seu leitor?

E-mails com linhas de assunto personalizados são 26% mais propensos a ser aberto e os comerciantes têm um aumento de 760% na receita em campanhas de email marketing segmentadas.

email-marketing-como-fazer

Fonte DMA

A boa notícia é que a personalização de campanhas de email marketing nunca foi tão fácil de fazer.  Você pode usar sites como GetResponse e automatizar todo o processo, criando caixas de captura com primeiro nome, email e enviar automaticamente de forma bem simples.
 

4 – Use Títulos Atraentes

 
O título do seu email é uma parte que merece atenção. Lembre-se, você precisa despertar desejo, certo? Se o leitor não abrir seu email, de nada adiantará ter um conteúdo maravilhoso dentro dele que jamais será lido.

Um dos casos mais interessantes relacionados a títulos de email vem da campanha de Barack Obama na corrida presidencial de 2012.

A equipe responsável pela campanha realizou diversos testes com pequenos grupos de eleitores com objetivo de validar alguns pontos estratégicos.  Em pouco tempo ficou claro que o tom casual, um dos pontos mais marcantes da campanha de Obama, foi o mais efetivo e passou a ser adotado para todos os demais eleitores.
Este tom casual esteve presente nos títulos dos emails que mais se converteram em doações para a campanha. O impressionante é que foram títulos incrivelmente curtos:

Vamos nos encontrar?
Jantar?
Hey…
Hoje…
 

Exemplos de Títulos para Email Marketing

 
Você gostaria de…?

  • Você gostaria de conseguir mais leitores para seus emails?
  • Você quer aumentar suas vendas?

Iniciar um título com uma pergunta faz com que o leitor seja obrigado a interagir com a mensagem imediatamente.

X Motivos, X Razões

  • 5 razões para criar um email marketing hoje
  • Conheça 10 razões para…

Com um título que desperte curiosidade, o usuário sempre ficará na dúvida se conhece todos os motivos ou se algum lhe escapa.

Como…?

  • Como aumentar sua lista de assinantes
  • Como aumentar suas vendas hoje

Uma forma simples e eficaz de criar expectativas é abrir o título com o termo “como”. Quem espera uma solução concreta para algo, certamente clicará no email.

Resumindo: Use poucas palavras. Mais especificamente, não ultrapasse o limite de 70 caracteres no título.
 

5 – P.S.

 
P.S. é a sigla em latim para post scriptum que significa “escrito depois”.  O P.S. é usado no final de um texto para adicionar informação que tinha sido “esquecida”.

Como diz Brian Clark, pergunte-se sempre: “O que vem primeiro, o que é incomum e o que vem por último no meu email?”

  • O que vem primeiro é sempre o título.
  • O incomum é a história ou o que quer que você ofereça no email.
  • O último … bem, o último é um P.S., é fechar com chave de ouro.

E nada melhor do que fechar com uma chamada para ação. Após se despedir, utilize um P.S. para lembrar o leitor de tomar algum tipo de ação (call to action).

Exemplo:

P.S.: Eu falei que se você for uma das 30 primeiras pessoas que adquirirem nosso livro, você receberá 20% de desconto?
Descubra agora se você é um dos sortudos que receberá o desconto. (URL da página de compras com desconto)

Um P.S. é parte de um email personalizado. A finalidade deste tipo de email é torná-lo o mais pessoal possível. O legal do P.S. é que ele soa como uma ação agradável ao leitor. Não uma imposição, mas uma ação natural.

 

ps-thank-you-email-agradecimento

 

Agora é com você. É hora de botar a mão na massa e trabalhar em suas campanhas de email marketing matadoras!

Compartilhe sua opinião ou os resultados nos comentários.
Quais técnicas você usa em suas campanhas de email marketing?
Existe alguma dica que você gostaria de acrescentar? Conte pra gente!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *